7.11.12

Em comemoração aos 80 anos de Ziraldo, Globo Livros lança coletânea para fãs do cartunista


Livro ilustrado Os Zeróis reúne obras e esboços do autor – entre elas, as irreverentes reinterpretações de heróis americanos que formaram a exposição “Zeróis: Ziraldo na tela grande” (2010) - e traça um panorama da carreira do cartunista desde os anos 1960 

No início da década de 1940, em Caratinga (MG), o menino Ziraldo desenhava os próprios gibis. Muitos deles eram protagonizados pelo super-herói espacial Capitão Tex, saído da fértil imaginação do futuro artista. Mais de vinte anos depois, em plena ditadura militar, o jovem Ziraldo publicaria uma série de cartuns memoráveis – os Zeróis –, em que os poderes de Super-homem, Batman e companhia se mostravam em irônico descompasso com a revolução comportamental dos anos 1960.

Quando ninguém mais esperava por eles, eis que os Zeróis ressurgiram em 2010 como tema de telas de grande formato que – dialogando e parodiando obras de Velázquez, Picasso, Salvador Dalí, Roy Lichtenstein e Andy Warhol, entre outros – revelaram um Ziraldo pintor, com total domínio do desenho e das cores. “Meu Deus, era isto que eu queria fazer...!”, constatou, feliz, o consagrado cartunista. As pinturas fizeram parte da exposição “Zeróis: Ziraldo em tela grande”, que passou pelo Rio de Janeiro e por Brasília.

Toda essa trajetória – das peripécias espaciais do Capitão Tex às incursões do autor no universo do acrílico sobre tela – é resgatada com o lançamento de Os Zeróis, livro ilustrado com reproduções de trabalhos publicados originalmente em Fatos e Fotos, Jornal do Brasil, Pasquim (inclusive a antológica série “Pôster dos pobres”), além de um capítulo reservado exclusivamente para as onomatopeias com o grafismo e o colorido típicos de Ziraldo.

O texto assinado pela roteirista Maria Gessy, que há anos trabalha com o autor, descreve e reflete o contexto em que as obras foram produzidas. E o próprio Ziraldo assina as legendas que fornecem informações adicionais e comentam o processo criativo de cada cartum, quadrinho, tela ou esboço. Lançado como parte das comemorações pelos 80 anos de um verdadeiro herói da criatividade brasileira, o livro promove o encontro do Ziraldo artista gráfico com o Ziraldo artista plástico.

O autor
Ziraldo Alves Pinto dedica sua vida à literatura e à ilustração para crianças. É artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em direito. Publicou seus primeiros cartuns na imprensa de seu estado, Minas Gerais, quando ainda nem havia escolas de artes no Brasil. Em 1960 lançou a primeira revista brasileira de comics com a Turma do Pererê. Escreveu e ilustrou seu primeiro livro para crianças, Flicts, em 1969 e, a partir daí, não parou mais de fazer trabalhos para o público infantojuvenil. Sua maior criação é o Menino Maluquinho, livro que desde 1980 diverte as crianças e já foi adaptado para teatro, cinema e televisão.

Ficha técnica 
Título: Os Zeróis
Autor e ilustrador: Ziraldo Alves Pinto
Gênero: Graphic Novel
Páginas: 256 Formato: 22,3 x 30 cm
ISBN: 978-85-250-5231-5
Preço: R$ 59,90
Editora: Globo Livros Graphics

No comments: