18.10.12

TEDxESPM reúne grandes nomes da cultura e do entretenimento

A ESPM, reconhecida como uma das principais escolas de comunicação, marketing e gestão do país, realizará no dia 24 de outubro o TEDxESPM. O evento acontecerá no Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro com o tema Entretenimento – A arte de multiplicar emoções, e reunirá nomes importantes do cenário cultural brasileiro e internacional. Entre os speakers confirmados estão: Nelson Motta, Renato Borghi, Mauricio de Souza, Leonardo Brant, Adriana Grineberg, Adailton Medeiros, Roberta Medina, Bernardo Pontes, Amazing Break, Facundo Guerra, Esquadrilha da Risada, Luiz Calainho e Pedro Ópice. A atriz e apresentadora Regina Casé será a mestre de cerimônia da conferência.

Cada palestrante terá 18 minutos para contar a “história de sua vida” para um público de 200 pessoas, que se inscrevam e foram selecionadas para participar do evento. Aos poucos as palestras serão publicadas, na íntegra, no endereço www.tedxespm.com.br, onde é possível, inclusive, conferir o evento anterior intitulado Comunicação Iluminando Mentes.

Confira a seguir um resumo de algumas palestras: 
Nelson Motta: Vai falar sobre seu envolvimento com a casa noturna Dancin’ Days. Curiosamente, a casa nasceu de um "fracassado” festival de música em Saquarema. Um amigo lhe cedeu um espaço em um shopping do Rio, onde ele montou a casa, famosa pela Disco e pelas garçonetes que cantavam e apresentavam números – as garçonetes se tornariam "As Frenéticas".

Mauricio de Souza: Revisitará os 50 anos da Mônica. Abordará também como a Turma da Mônica está presente no sistema de ensino de mais de 180 milhões de crianças chinesas.

Adriana Grineberg: Falará de sua carreira. Iniciou o processo de vendas online do Pão de Açúcar, depois esteve no início das operações do Google, e agora está no Facebook desde o início das operações no Brasil. Também abordará as mudanças na vida das pessoas após as redes sociais.

Bernardo Pontes: Falará sobre sua carreira, como um "menino" de 25 anos já foi coordenador de marketing do Fluminense e agora é Coordenador de Competição e Serviços às Equipes no COL – Comitê de Organização Local da Copa do Mundo?

Luiz Calainho: Vai focar sua história na vivência que possui na indústria musical e nas transformações presenciadas (ele atuou em várias frentes do entretenimento – rádios, espetáculos de teatro e shows). Na década de 90, no auge dos CDs, Calainho era VP de Marketing da Sony Music, portanto, contará um pouco da derrocada da indústria e o que a está levando a um novo modelo.

Facundo Guerra: Ele vai nos contar um pouco como se cria um "produto" – ele é sócio das casas noturnas mais descoladas da cidade de São Paulo e está abrindo uma casa noturna focada em jazz com o Alex Atala.

O que é o TED (Tecnologia, Entretenimento e Design).
É uma organização sem fins lucrativos que se dedica às ideias que merecem ser compartilhadas. Surgiu 1984 como uma conferência anual na Califórnia (EUA), com a missão de dar suporte a ideias que mudam o mundo por meio de inúmeras iniciativas. Os maiores pensadores mundiais são convidados a fazer, em 18 minutos, a palestra de sua vida. Entre os palestrantes do TED estão Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Cerca de 500 palestras do TED estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países.

Dois grandes eventos TED acontecem por ano: a Conferência TED ocorre na primavera, em Long Beach, Califórnia (junto com a conferência paralela TED Active, em Palm Springs); e o TED Global, realizado no verão em Edimburgo, Escócia. As iniciativas de mídia do TED abrangem: o TED.com, site em que as TED Talks são postadas diariamente e o novo TED Conversations, que proporciona conversas entre os fãs do TED e o Projeto de Tradução Aberta, fornecendo legendas e transcrições interativas, além de permitir que qualquer TED Talk seja traduzida por voluntários ao redor do mundo. O TED também estabeleceu o TED Prize, um espaço em que indivíduos brilhantes com vontade de mudar o mundo ganham oportunidade de colocar seus desejos em ação; o TEDx, que oferece a pessoas ou grupos a possibilidade de organizar um evento local ao redor do mundo e o programa TED Fellows, que ajuda inovadores de todo o planeta a participar da comunidade TED e amplificar o impacto de seus projetos e atividades.

A cada ano, a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele US$ 100 mil para realizar “um desejo que vai mudar o mundo”. Com as quatro ações (TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx), a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas”, cada vez mais em realidade.

O que é TEDx 
É um programa de eventos locais, organizado de forma independente, com o objetivo de reunir pessoas para dividir uma experiência ao estilo do TED. Os eventos TEDX são sempre emblemáticos, contando com a participação de diversos líderes espalhados pelo mundo. Ele é gratuito e voltado para o público em geral.

No Brasil já existem o TEDx Campos, TEDx São Paulo, TEDx Floripa, TEDx VilaMadá e o TEDx ESPM, que está em sua segunda edição e foi o primeiro a abrir espaço para a inscrição de palestrante. No momento da inscrição para o evento, o interessado pode escolher a opção “quero compartilhar minhas ideias com o público”. Os organizadores escolhem cinco candidatos para ir à votação pública, na página do Facebook (Facebook/TEDxESPM). Ganha aquele que receber mais “curtidas” do público.

Sobre a ESPM
Criada em 27 de outubro de 1951, nasceu de uma iniciativa do MASP, por meio do seu diretor Pietro Maria Bardi com o apoio do empresário Assis Chateaubriand, que convidaram o publicitário Rodolfo Lima Martensen para fundar a Escola de Propaganda do MASP, que se tornaria o que é hoje a ESPM. A ESPM está comemorando 60 anos, como uma instituição sem fins lucrativos, considerada centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão. Atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

No comments: