17.10.12

MuBE mostra as diversas facetas da arte californiana


Pela primeira vez no Brasil, o grupo de seis artistas californianos se une numa mostra coletiva para traçar um breve panorama da cena de arte contemporânea do estado mais populoso dos Estados Unidos. Sob curadoria de Andy Valmorbida, a exposição Californication toma corpo com obras dos artistas Alex Olson, Kelsey Brooks, Vaughn Sage, Herbie Fletcher, Alexis Ross e Ed Templeton e fica em cartaz no MuBE de 9 a 30 de novembro.

Na faixa dos 40 anos, os seis artistas usam diferentes técnicas para revelar como o mesmo ambiente provoca visões diferentes que variam de bucólica à metropolitana. O estilo de vida da Califórnia é influenciado pela cultura de surf e skate. Os artistas da mostra conversam entre si por meio desta ligação entre as culturas do surf, skate e arte. Herbie Fletcher, um pioneiro na cultura do surf, é artista desde o início dos anos 60. Seu trabalho inspirou uma geração mais jovem de surfistas e artistas que incluem Kelsey Brookes e Sage Vaughn. Ed Templeton, um skatista profissional que virou artista, inspirou Alex Olson a começar a tirar fotografias, levando-o à pintura. O estilo de vida da Califórnia é exemplificado nas ilustrações Alexis Ross.



As obras que integrarão a mostra destacam-se pelo inusitado. O artista Alex Olson, por exemplo, coloca telas em rampas e anda com as rodas do skate molhadas de tinta para pintar seu trabalho. Herbie Fletcher cria instalações com pedaços de pranchas de surf quebradas por ondas gigantes. “Esta é uma oportunidade única de estar em contato com estes artistas californianos que fazem um trabalho muito afinado com o projeto de cultura urbana desenvolvido pelo MuBE que busca vigor, participação, sensibilidade e muita energia”, afirma Renata Junqueira, Diretora de Relações Internacionais do MuBE.

Andy Valmorbida é empresário de arte e um dos pioneiros do modelo de galeria "pop-up". Desde 2006, ele criou 23 exposições pop-up em diversas cidades do mundo, incluindo: Nova York; Cannes; Los Angeles, Londres, Milão, Moscou, Florença, Southampton, em Miami, e Melbourne. Ele é membro do conselho da Serpentine Gallery, em Londres. Um curador ativo, "Californication" marca a sua mais recente exposição internacional.

Sobre os Artistas 
Alex Olson (1986) é skatista profissional, fotógrafo e artista conceitual. Ele foi convidado para participar da cerimônia de abertura da Bienal de Veneza em 2011 com a obra "Works in Motion" - uma rampa de skate foi colocada no Campo San Polo e telas foram pregadas na rampa. Suas exposições individuais foram mostradas na Known Gallery, Los Angeles e em fevereiro de 2013, suas obras serão expostas no Valmorbida, em Nova York.

Kelsey Brookes (1978) é surfista, artista e microbiologista em San Diego. Suas vibrantes obras mistas revelam uma estética de fluxo livre que é totalmente energética, sexual e bem-humorada. Ele é representado pelaas galerias Quint Gallery, em La Jolla, CA, New Image Art, em Los Angeles, CA, e Lazarides Gallery, em Londres, Reino Unido. Seu trabalho tem aparecido em inúmeras exposições coletivas, feiras de arte e revistas.

Sage Vaughn (1976) é pintor e ilustrador em Los Angeles e, mais conhecido por sua série "Wildlife", mostrando borboletas coloridas, corujas e pardais em cenas melancólicas da cidade. Embora invisível à primeira vista, as aves são decoradas com tatuagens e códigos. Vaughn propõe que a necessidade humana de reconhecimento e influência é o que liga a violência das ruas com a nossa consciência coletiva. Seu trabalho tem sido exposto em mostras individuais na Califórnia e Nova York, assim como em exposições coletivas na Europa.

Herbie Fletcher ( 1949) é renomado surfista e artista da Califórnia. Amigo e aluno de Julien Schnabel, ele é mais conhecido por suas esculturas "Wrecktangle", compostas de restos de pranchas quebradas em ondas grandes. Conforme descrito na Schnabel em seu catálogo da exposição, "'Wrecktangles' conta a história da cultura cujos logos são estampados nestes acidentes, aventuras, e rudimentares fracassos que incorporam o todo, o que eu acho muito completo neste trabalho”.

Alexis Ross (1972) é um artista de Los Angeles, que trabalha em uma variedade mídias incluindo pintura, fotografia e tatuagens caseiras. Seus trabalhos foram expostos em galerias e museus internacionais. Ele é um membro do Local 800 e co-fundador do Gents Of Desire. Como outros membros do clube, Ross pratica o que é mais conhecido como “touch of class” e é adepto das 7 regras do clube: 1. Sempre projetar uma fantasia. 2. Se vestir e se mostrar. 3. Se você ficar quente tire o agasalho. 4. Mantenha-se longe do bandwagon. 5. Não pise pela metade. 6. Execute ou cale-se. 7. Nunca volte.

Ed Templeton (1972) é skatista profissional da Califórnia, proprietário de uma empresa de skates, fotógrafo, designer gráfico e artista contemporâneo. Ele foi destaque em "Beautiful Losers" (2008), uma exposição de arte itinerante, livro e documentário baseado num grupo de artistas que começou um movimento no mundo da arte na década de 1990, usando a estética DIY do skate, graffiti e música underground como punk rock e hip-hop. Ele já expôs seu trabalho em todo o mundo, incluindo exposições na Alleged Gallery em Nova York, Roberts and Tilton, em Los Angeles, Modern Art, em Londres, e Aki-X Gallery, em Tóquio. Exposições individuais em museus incluem Museum Het Domein na Holanda (2000) e Palais de Tokyo, em Paris, em 2002. Templeton também é co-curador da ANP Quarterly, uma revista de artes começou em 2005.

Californication 
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Ao público: 9 a 30 de novembro de 2012
Vernissage: 8 de novembro, 19h
Entrada gratuita.
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h.

No comments: