19.10.12

IDEA Brasil premia alunos da Universidade Anhembi Morumbi



Nove alunos do curso de Design de Moda da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, foram premiados no IDEA Brasil, edição nacional do maior prêmio de design dos Estados Unidos – o International Design Excellence Awards (IDEA). O evento é um dos mais respeitados do mundo e há mais de 30 anos prestigia empresas de todos os continentes, como Apple, Microsoft, HP e Philips.

Os alunos André Mans, Laura Noffs, Luciano Vital, Naiara da Costa Souza, Priscila de Araújo, Renan Caue Vargas, Rogerio Possamai, Simone Rockenbach e Thais Forestti foram reconhecidos no IDEA com o projeto “ID Sonora”. Trata-se de uma pulseira que traduz em texto e vibrações as informações de alto-falantes e áudio do ambiente.

 

“Nossa ideia surgiu ainda no projeto Intercursos 2012, da Anhembi Morumbi, que este ano teve como tema iniciativas voltados para necessidades especiais. A partir desse tema e na tentativa de buscar soluções para socializar o deficiente auditivo em ambientes de entretenimento, desenvolvemos a pulseira que, além de bonita e funcional, também conta com tecnologia de tela curva Amoled, mini touch-screen, sensor wi-fi e sistema sonoro”, justifica Simone Rockenbach, 24 anos, aluna do último ano de Design de Moda da Anhembi Morumbi e uma das idealizadoras do projeto.

O equipamento funciona em locais que possuem serviço ID como aeroportos, onde tudo é anunciado por alto-falantes (horário de partida, chamadas para embarques, número do portão, vôos, desembarques etc), convertendo em texto e transmitindo em tempo real (via Wi-Fi) para a pulseira ID.



A tecnologia, que levou seis meses para ser confeccionada, pesa 200 gramas e foi produzida em silicone, já gerou interesse para produção. “Fomos procurados para desenvolver um protótipo do produto. Paralelamente a isso, patenteamos nossa criação e estamos à procura de um patrocinador para ser nosso parceiro”, revela Simone.

No comments: