8.8.12

Premiado codiretor de Persépolis lança Pinóquio para adultos


Lançamento da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o clássico de Carlo Collodi ganha versão do quadrinista e cineasta francês Winshluss, que mescla técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal

Em vez do boneco de madeira mentiroso que sonha em se transformar em menino de carne e osso, um super-robô criado por Gepeto para uso militar. Assim é o protagonista de um dos lançamentos mais aguardados pelos fãs brasileiros de HQs: premiada no Festival d'Angoulême de 2009, a graphic novel Pinóquio, do autor francês Winshluss, é publicada no Brasil pela Globo Livros Graphics.

A inocência do personagem original criado por Carlo Collodi dá lugar a um protagonista sombrio. Pinóquio é uma máquina de guerra que, em suas andanças por locais sórdidos, entra em contato com a violência, a ganância, a corrupção e a crueldade enquanto conhece a fauna humana – do industrial que explora a mão de obra infantil (e para quem Pinóquio trabalha) a implacáveis caçadores de recompensas, além de uma Branca de Neve pós-moderna e sete anões sadomasoquistas.

A trama é contada quase exclusivamente por meio de imagens. Só há texto nas reflexões do personagem Jiminy Barata, correspondente ao Grilo Falante original. Em sua talentosa criação, Winshluss – pseudônimo de Vincent Paronnaud – alia desenhos com alto grau de detalhamento a uma estética que mescla técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal.

O autor
Mestre do humor macabro, Winshluss (pseudônimo do artista francês Vincent Paronnaud) ganhou em 2007, junto com Marjane Satrapi, o Prêmio do Júri do Festival de Cannes como codiretor do longa de animação Persépolis, que também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação em 2008. Com Pinóquio, Winshluss ganhou o prêmio de melhor álbum no Festival International de la Bande Dessinée de 2009 em Angoulême (França).

Ficha técnica
Título: 
Pinóquio
Autor: Winshluss
Tradução: Carol Bensimon
Gênero: Graphic Novel
Páginas: 192
Formato: 21 cm x 29 cm
ISBN: 978-85-250-5168-4
Preço: R$ 75,00
Editora: Globo Livros Graphics

No comments: