15.8.12

Maceió ganha destaque com lançamenta da Pan Design 2012

Maceió será a capital do design entre os dias 27 e 30 de novembro com a Pan Desing 2012. A mostra competitiva será lançada para profissionais da área de arquitetura e para a imprensa nacional na quinta-feira, 16, pelo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB-AL), Rafael Tavares, que estará contando todos os detalhes do evento, acompanhado do presidente do IAB de São Paulo, Jose Armênio de Brito Cruz, às 21h30 na Livraria Martins Fontes, localizada na Avenida Paulista.

A Pan Desing 2012 será realizada em paralelo com o maior evento de arquitetura e urbanismo da América Latina, o XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetos (XXIV CPA), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento aborda o tema - Viver o território, imaginar a América - que engloba subdivisões como: a Casa, a Metrópole, as Celebrações, o Encontro e a Solidão, os Sistemas de Representação, as Virtualidades e os Territórios Verdes.

A Mostra terá curadoria do maior especialista em artigos de luxo no Brasil, Ferreirinha, e vai envolver entre 100 e 500 objetos criados ou desenvolvidos nos 42 países pan-americanos que irão participar do XXIV CPA.

Pan Desing 2012 
Para oferecer um cenário completo do design na Pan-américa, a mostra competitiva, ganhou três blocos - Design de Raiz, Alagoas Design e o Cubo do Luxo - que elucidam, respectivamente, as particularidades do design brasileiro, alagoano e internacional.

Os trabalhos inscritos estarão dispostos em um espaço de 3.600 m², onde as peças serão exibidas isoladamente, com o intuito de garantir uma análise justa das peças e também facilitar o julgamento dos júris popular e técnico.

Na Pan Desing, uma nova maneira de produzir peças serão exploradas pela Plastic Dreams em cooperação com a Braskem, empresa que investe em novas possibilidades de criação com o plástico.

Blocos
Dos três blocos da Pan Desing 2012, o Cubo do Luxo trata-se de um espaço com 150 peças do mundo todo, entorpecidas de glamour e sofisticação, que reposiciona uma avaliação em torno do tema.

A cultura regional também marcará presença na Mostra através do bloco Alagoas Design, que irá exibir cerca de 20 peças produzidas por profissionais do Estado, que foram selecionadas pelo Sindicato das Empresas de Marcenaria.

A exposição Design de Raiz, da arquiteta Júlia Tavares e da museóloga Carmem Lúcia Dantas, visa levar os congressistas estrangeiros a um verdadeiro passeio pela história do design do povo e até mesmo da culinária do Brasil.

De acordo com Carmem Lúcia, o início do percurso dos admiradores se dará por meio de uma caminhada em cima do mapa da Pan-américa. “Nas paredes, eles poderão contemplar as bandeiras dos países pan-americanos acompanhadas pelos maiores ícones da arquitetura desses lugares”, destaca.

“Nos Estados Unidos, por exemplo, isso seria a Estátua da Liberdade. Já em outra parede, estará forrada a bandeira do Brasil coberta por imagens de ícones nacionais”, explica.

Durante o percurso os visitantes serão levados a ambientes que apresentam peças utilitárias produzidas pelo povo. Segundo a museóloga, esses itens estarão inclusos nas categorias cozinha, mobiliário, iluminação, que são subtemas abordados no congresso.

“Acreditamos que o circuito será interessante para eles, pois será uma oportunidade para que conheçam um pouco sobre a cultura local sob a ótica de um assunto que os interessa: o design”, finalizou.

No comments: