18.8.12

Baba Vacaro lança livro ‘De Traços Abertos’


A designer Baba Vacaro, curadora das marcas Dpot, Dominici e roteirista da série de TV Casa Brasileira, recebe amigos e convidados para a sessão de autógrafos de seu livro “De Traços Abertos”, no sábado, dia 25 de agosto, das 11h às 14h, na Livraria da Vila, unidade Lorena, nos Jardins, em São Paulo. O livro é lançado pela Editora C4 e a autoria é da jornalista e escritora Cristina Ramalho.

Serviço: 
Título: De Traços Abertos, Baba Vacaro
Autor: Cristina Ramalho
Lançamento: Data: 25 de agosto
Horário, das 11h às 14h
Local: Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1.731, Jardins, São Paulo
Editora C4: Coleção Design &
Processo Edição Bilíngue R$ 70,00 26 x 26 cm, 132 páginas

Quarto volume da coleção “Design & Processo” que aborda a cada volume um determinado tema, explorando as mais diversificadas facetas do design brasileiro, tais como urbano, industrial, automobilístico, naval, aeronáutico, mobiliário, joias e objetos.

Parceiros: Dpot e Dominici

Projeto realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Concepção Gráfica: Elisa von Randow. Designer e ilustradora. Desenvolve projetos na área cultural, desenhando catálogos de exposições, capas de livros, jornais literários e livros de arte. Vive e trabalha em São Paulo.

Sobre “De Traços Abertos” 
"Não há preguiça maior do que ouvir algum desses chatos que bastam ter alguma história nova para contar e já saem dizendo que sua vida daria um livro. Baba Vacaro é da categoria oposta – foi convidada para ser tema de livro da coleção Design e Processo, idealizada e dirigida por Cris Correa, e, à sua maneira discreta, chegou a ter dúvidas se merecia virar publicação. Baba quis saber se eu topava a missão. Ô, mas é claro. Estávamos na casa dela, olhei ao redor e dei de cara com a poltrona Mandacaru.

Taí a resposta: a Mandacaru, com seu formato em flor, tão moderna e tão brasileirinha, tão bem pensada e tão simples, aberta a todos os jeitos de sentar, trazia no formato o conteúdo da sua designer. Afinal, Baba, aberta a tudo, faz design não apenas nos móveis e luminárias – também escreve, dá aulas e palestras, faz programa de TV, curadorias, reedita as peças dos mais importantes designers brasileiros. Seu estilo de ser designer é uma forma de contar o país.

E assim imaginei este livro: como uma flor que trouxesse, nas suas pétalas-capítulos, os vários processos que inspiram o trabalho de Baba. Cada capítulo é uma espécie de crônica que escrevi contando de onde brotam as ideias: de uma memória que grudou na infância, do amor à síntese, da vontade de criar aconchego, das pessoas que ela conheceu pelos livros ou ao vivo, das viagens, da vontade de espiar as casas dos outros. E os processos práticos, o como-foi-feita-cada-peça ou cada edição de coleções, são descritos em aspas pela própria Baba, que correm ao longo do livro. É a voz dela pontuando as cenas. Outras vozes, de nomes especiais do design que conviveram com Baba em algum momento, aparecem também em pequenos depoimentos.

Na direção visual, Elisa von Randow amarrou tudo lindamente, criando essa cara meio cinematográfica, documental, viva, transbordante de alegria - uma profusão de imagens, como é a cara da Baba, que faz de tudo um pouco e fotografa tudo que vê nas viagens, nos trabalhos, nos instantes inspiradores. E a Cris Correa, na produção geral, deu o fecho conduzindo o essencial acabamento, encaminhando tradução, revisão, impressão. Então, com justeza poética, a equipe mandacaruzou-se, um olhar 180 graus, uma roda animada, todo mundo no ritmo, mostrando que o design, aquele assinado ou o mais espontâneo, que brota na rua, de traços abertos, está no futebol, na moda, na novela, nos amores de todo brasileiro. O trabalho da Baba deu foi samba."

Sobre Cristina Ramalho
Cristina Ramalho é jornalista e escritora. Começou no Jornal da Tarde, e como repórter e editora trabalhou em O Globo, Veja, Folha de S. Paulo e Brasil Econômico, escrevendo sobre artes, cultura e comportamento. Como freelancer escreveu para as revistas Serafina, Mag!, Vogue, Elle, RG, Marie Claire, Época, Icaro, diversas revistas customizadas, além de publicações internacionais como EnRoute e In. É também autora de dez livros, entre eles Aprendi Com Minha Mãe (ed. Saraiva Versar, 2006); O Brasil Genial da Oficina de Agosto (Luste Editores), finalista do Prêmio Jabuti de 2009 na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes; a coleção Comida Que Cuida, que ganhou os prêmios Lupa de Ouro 2008 e Top Social 2011. É atualmente editora da revista V, colaboradora do caderno de cultura do jornal Valor Econômico e tem um site de crônicas, Ramalhetes.

Sobre Baba Vacaro 
Baba Vacaro (São Paulo, 1966) formou-se em design de produto pela Fundação Amando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, em 1986. Mantém um escritório próprio em que faz projetos de produtos, presta consultorias e atua em gestão estratégica de design. Tem sido palestrante frequente em eventos e seminários ligados à cultura do design no mercado brasileiro, é articulista convidada de veículos impressos especializados em design e decoração e também no rádio, onde apresentou o boletim Eldorado Design em 2010-2011. Desde 2009 atua como roteirista da série de TV (GNT) Casa Brasileira, dirigida por Alberto Renault. Foi curadora de produtos da empresa têxtil Avanti, sediada no Rio de Janeiro, e também da St.James, metalúrgica do segmento de mesa e presentes. Há mais de dez anos responde pela direção de criação da marca Dominici, atuando no desenvolvimento de produtos nacionais e na seleção de produtos internacionais de iluminação. Desde 2004 é diretora de criação da Dpot, empresa pioneira no investimento em design brasileiro de mobiliário.

No comments: