9.8.12

Alunos de cinema concorrem no Festival de Gramado

Esse ano, o 40º Festival de Cinema de Gramado contará com duas obras de três alunos da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)- em São Paulo. “A Triste História de Kid-Punhetinha” e “Meta” foram selecionados para concorrer na categoria de curtas-metragens brasileiros. O Festival, que é o segundo mais antigo do Brasil amplamente reconhecido pela crítica, acontece entre os dias 10 e 18 de agosto.

André Azevedo e Diego Andrade realizaram “A Triste História de Kid-Punhetinha” para o trabalho de conclusão do curso de Cinema. Os jovens foram responsáveis pela direção, roteiro, fotografia e montagem do filme. O curta conta a história de Victor e Verônica, que estudam na mesma classe. A menina, que nunca beijou ninguém, é apaixonada por Victor. Um dia, por pressão dos amigos, ele transa com ela. Dois meses depois, entre silêncios e angústias, Vitor e Verônica vão a uma clinica de aborto.

O curta-metragem “Meta” conta com direção e roteiro elaborados pelo aluno Rafael Baliu, também do curso de cinema da FAAP. O trabalho extra-curricular entrou na lista dos concorrentes ao Kikito e conta história de Federico, que vive em um filme que ele mesmo dirige e, em paralelo, tenta conquistar a garota de seus sonhos.

Cinema Universitário 
Os alunos do curso de Cinema da FAAP vêm ganhando destaque nos importantes festivais de curtas-metragens tanto no Brasil como no exterior, com produções realizadas nos estúdios da Fundação. A execução de filmes qualificados, instigantes e reconhecidos pelo público tem projetado os alunos para o mercado do cinema antes mesmo de concluírem a graduação.

O curta “Minduim”, dirigido por Helena Guerra, venceu na categoria “Melhor curta-metragem de Ficção” durante a 7ª Mostra de Curtas PUC-RJ. Além disso, foi selecionado para importantes mostras, como a 10ª Semana ABC, a 15ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas - FBCU-RJ, o 4º Perro Loco: Festival de Cinema Universitário Latino Americano, a 1ª Mostra de Curtas de Paranavaí e o IV Curta Cabo Frio.

Os curtas “A Mais Forte”, dirigido por Ricky Mastro, “Projeto Silêncio”, dirigido por Bruno Caticha, e “Os Sapatos de Aristeu”, dirigido por Renê Guerra, foram selecionados para o 10º Goiânia Mostra de Curtas. O 5º CineFantasy selecionou os curtas-metragens “Decreto Fúnebre”, dirigido por Carla Saavedra, “A Última Ceia” e “O Canto Minguante”, ambos dirigidos por Laila Paschoal.

Todos os filmes foram produzidos pelos alunos a partir da infraestrutura oferecida pela FAAP, composta por amplos estúdios, câmeras digitais, câmeras 35 mm, câmeras 16 mm, parque de luz, ilhas de edição, avid e protools. Os alunos gravam em média 12 curtas-metragens por semestre, realizados por meio digital ou em película. A biblioteca possui uma completa coleção de livros de cinema, mais de mil filmes em DVD, película e vídeo, 3 mil cartazes de cinema e mais de 7 mil fotografias de still.

No início desse ano, o Departamento de Cinema ganhou novos e modernos projetores para exibição de filmes digitais em HD e Blu Ray. Foram instalados um projetor para exibição em Digital HD de alta qualidade para até 2k de resolução, dois projetores com Sistema Full HD e fotômetros Sekonic Digital Master para uso em aulas de fotografia e filmagens.

No comments: