24.8.12

Bastidores da criação do #NovoEcoSport



A Ford divulgou um vídeo que mostra o trabalho de design no desenvolvimento do Novo EcoSport. A proposta do filme é levar ao público cenas dos bastidores do Estúdio de Design, em Camaçari, na Bahia, responsável pelo primeiro veículo da nova família global da marca criado na América do Sul.

O vídeo apresenta também imagens dinâmicas do Novo EcoSport rodando num dos locais mais interessantes do Brasil: a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. As paisagens do Nordeste brasileiro adicionam ainda mais beleza ao design do Novo EcoSport.

A emoção é um dos ingredientes marcantes que nortearam o projeto do novo utilitário esportivo. A sua criação seguiu o conceito de grafismo técnico, ou seja, o trabalho de expressar as formas com o refinamento de um artesão e a precisão de uma máquina. Em todas as fases, a opinião dos consumidores teve um papel preponderante.

"O trabalho de desenvolvimento do design é sempre muito excitante para o profissional. Começamos com os primeiros esboços, os chamados 'sketches', que depois são passados para o computador. Desse momento em diante, todas as propostas são testadas em pesquisas com os clientes, nada é feito sem a colaboração deles", diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford na América do Sul.

 Na fase seguinte, começa a produção dos modelos tridimensionais de argila, onde os desenhos ganham corpo. "A paixão que todo o time teve em desenvolver o Novo EcoSport está transmitida através de suas superfícies. Dedicamos uma atenção muito grande a esse trabalho, criando relevos, entradas e superfícies para que houvesse um jogo de luz e sombra capaz de produzir esse visual robusto, além de transmitir modernidade e velocidade", explica o designer.

Detalhes inteligentes
A grade dianteira elevada, o capô musculoso e os faróis de perfil estreito, com LEDs compondo um contorno contínuo de luz, são aspectos que dão imponência e arrojo ao veículo. "Além dos faróis bastante estreitos e a grade, que são uma marca do Kinetic, a linguagem de design da Ford, eu gosto muito daqueles detalhes do capô que formam uma espécie de músculos e dão muita força e personalidade para o carro", completa Ramos.

A lateral exibe uma linha de cintura ascendente e a traseira traz o estepe fixado na tampa do porta-malas - um elemento forte de design nessa categoria de veículos. "Durante o desenvolvimento do Novo EcoSport, identificamos que o estepe na traseira fazia parte da personalidade do veículo e resolvemos manter esse elemento, mas adicionando a ele elementos modernos de design. A maçaneta da tampa traseira, por exemplo, é embutida dentro da própria lanterna. Há também harmonias e um simetrismo muito grande nas demais linhas da traseira", diz.

Interior de qualidade
No interior, o Novo EcoSport segue a mesma proposta de linhas fluidas e visualmente integradas da carroceria, reforçando a sensação de qualidade. No centro do painel, destaca-se a tela de LCD de 3,5 polegadas do sistema multimídia SYNC com comandos de voz em português, espanhol e inglês. Os instrumentos trazem a iluminação azul "Ice Blue", presente nos novos carros globais da Ford.

"As superfícies internas são bastante trabalhadas e têm detalhes bastante fortes, como a forma do painel com pontas que parecem asas de um avião", destaca Ramos. "Nos preocupamos também com as texturas, que foram desenhadas especificamente para este carro para reforçar a percepção de conforto, modernidade e qualidade."

No comments: