23.7.12

Palestra “O Design da Bossa Nova”


O arquiteto Marcello Montore faz na terça-feira, 31 de julho, a palestra “O Design da Bossa Nova”, às 19,30 h, na ATEC Cultural – programação de debates que acontecem no show-room da ATEC Original Design, na avenida Faria Lima, 1.800,10º andar.

A entrada é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo telefone 3034-1800.



Para essa apresentação Marcelo contará com a participação da cantora Gláucia Nahsser e do violonista Evandro Nunes. Na ocasião, haverá também exposição de materiais e discos raros do período.

Marcelo irá apresentar o paralelismo entre a bossa nova e o design gráfico, mostrando como artistas gráficos, como César Villela, por exemplo, conseguiram traduzir em imagens as inovações que a Bossa Nova trouxe para a música.

Para ilustrar o tema, ele apresentará algumas capas de disco da Elenco, gravadora para a qual César trabalhou, e também páginas da revista O Cruzeiro que, ao tratar do então novo movimento musical, adotou para as reportagens sobre o assunto uma diagramação diferenciada, uma paginação Bossa Nova.



Quando música e projeto gráfico se aproximam
A Bossa Nova – um subgênero musical derivado do samba e com fortes traços do Jazz- surgiu na década de 50 em um momento de grande otimismo no país. Época em que Juscelino Kubitscheck, então Presidente da República, colocava em prática seu plano de metas desenvolvimentistas que prometiam “50 anos de progresso em 5 anos de governo”.

Em 1958, Elizete Cardoso gravou “Canção do Amor Demais”, primeiro LP que trazia músicas com o novo gênero musical. O disco tinha músicas de Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e também duas músicas com o violão de João Gilberto. Desde então esse estilo genuinamente brasileiro, veio conquistando o mundo.

A gravadora Elenco, criada em 1962, se destacou entre as demais por ter sido a que mais investiu na consolidação da Bossa Nova. Por lá passaram grandes nomes do movimento como Tom Jobim, Nara Leão, Vinícius de Moraes, Maysa, Quarteto em Cy e Roberto Menescal.

Além da dedicação ao novo gênero musical, a gravadora apresentava um design inovador em suas capas. Os LP’s eram embalados em tons de preto, branco e alguns detalhes em vermelho. Algumas capas traziam ilustrações ou fotos em alto contraste – uma grande novidade para a época. O efeito de simplificação e sofisticação gráfica – algo similar ao que estava ocorrendo na música – surpreende até hoje.

O responsável por essa identidade visual surpreendente foi o designer autodidata Cesar Villela. Ele desenvolvia todos os trabalhos, desde o logotipo até os projetos gráficos mais complexos. Seu trabalho começou na gravadora Odeon, onde havia criado cerca de mil capas, já iniciando um processo de simplificação gráfica. Porém, o estilo alçou maior êxito na Elenco.

Em meio às habituais capas da época, onde prevaleciam a estética do excesso, as capas da Elenco se sobressaiam. Os principais trabalhos eram desenvolvidos em capas de disco, mas o “Visual Bossa Nova” também alcançou o universo editorial, como por exemplo, na Revista O Cruzeiro.

A palestra “O Design da Bossa Nova” vai apresentar esses e de outros caminhos gráficos percorridos por designers e artistas dos anos 1950 e 1960.



Marcello Montore é arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanisamo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde se doutorou em 2007. Acumula os cargos de sócio-diretor da Vista Design e Comunicação, de professor de Projeto e de Tipografia do curso de Design Visual da Escola de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), de coordenador do Design Lab (escritório júnior da mesma ESPM) e de editor da AgitProp: Revista Brasileira de Design (www.agitprop.com.br). Escreveu o livro “Elenco: a cara da bossa” (Grifo, 2009) e é músico amador (toca piano e flauta), apaixonado pela Bossa Nova.

A ATEC Cultural é a divisão dedicada à programação cultural da empresa ATEC Original Design, a maior representante na América Latina da Herman Miller, por sua vez a mais importante empresa de mobiliário de escritório do mundo, muito conhecida pelas suas sempre inovadoras cadeiras de trabalho. É também distribuidora exclusiva dos carpetes modulares LEES, marca que faz parte do grupo Mohawk, o maior de pisos dos Estados Unidos

O projeto ATEC Cultural, sem fins lucrativos, iniciado no começo do ano, tem uma programação de cursos, debates, palestras, filmes, exposições todos gratuitos. A programação consiste em diálogos interdisciplinares em torno do design e da arquitetura. A ideia é fazer do local um ponto de encontro entre profissionais, professores e estudantes.

Os eventos da ATEC Cultural são realizados periodicamente durante todo o ano no show-room da empresa.

A professora de história do design Ethel Leon é a idealizadora e curadora da ATEC Cultural. Ela diz que diante das “dificuldades de montar cursos de fato interdisciplinares na Universidade, a ATEC Cultural se propõe a estruturar uma programação que sirva de estímulo à produção desses conhecimentos que cruzam fronteiras”.

Para saber mais sobre a empresa acesse os site: www.atec.com.br

SERVIÇO
O QUÊ: palestra de Marcello Montore sobre O Design e a Bossa Nova
QUANDO: terça-feira, 31 de julho, às 19,30 h
ONDE: no show-room da ATEC Original Design
ENDEREÇO: avenida Faria Lima, 1.800,10º andar, Pinheiros
INSCRIÇÕES: pelo telefone 3034-1800
PREÇO: a entrada é gratuita Capacidade: 60 lugares
Duração: uma hora e meia
Estacionamento : existe estacionamento no local (R$ 15,00 a primeira hora e R$ 6,00 demais horas)

No comments: