19.6.12

A história de Buda em mangá


O fenômeno editorial japonês que revolucionou a forma de ver os quadrinhos em todo o mundo agora conta a origem do budismo. A história de Buda em mangá (243p., R$ 21,00) narra a jornada do príncipe Sidarta Gautama, que nasceu há 2.600 anos na fronteira entre a Índia e o Nepal. Primeiro título lançado pela Editora Satry no Brasil, o mangá não tem cunho religioso. "Usamos um recurso de publicação tradicional, com muitos adeptos no ocidente, para contar uma história milenar", afirma Mauro Nakamura, editor da Satry.

 O universo do mangá remete o leitor ao século IV A.c. para contar a história do herdeiro do reino de Kapilavastu. O príncipe tinha tudo o que um homem podia desejar: poder, dinheiro, prestígio, família. Mesmo com tanto luxo, Gautama sentia-se infeliz. Apesar da superproteção do pai, que o cercava de mimos, saiu pelos arredores do palácio, onde testemunhou cenas de sofrimento que são inevitáveis a qualquer um: doença, velhice e morte. A partir dai, decidiu abandonar sua vida palaciana para encontrar na espiritualidade o verdadeiro sentido da vida.

"O que é a felicidade? Por que devo viver repetindo as mesmas coisas dia após dia?" Buda ainda era jovem e se atormentava com as questões que enfrentamos até hoje. Ele nunca desanimou e nem desistiu de procurar pelas respostas. Buscou seriamente o significado da vida e alcançou a felicidade. "A vida do príncipe Sidarta, com seus questionamentos, suas dúvidas e seus anseios, torna a história uma fonte de inspiração. A riqueza dos detalhes está no modo próprio do desenho oriental, que retrata os cenários e relata os ensinamentos com destreza artística. A reconstituição dessa peregrinação é uma maneira criativa e empolgante de conhecer uma das mais fascinantes biografias universais", diz Nakamura.

Os quadrinhos mostram o longo caminho percorrido por Sidarta até alcançar a iluminação, quando se tornou Buda. Sua doutrina ficou conhecida como budismo e hoje possui mais de 400 milhões de seguidores no mundo, dos quais cerca de 500 mil no Brasil.

Sobre o autor 
Hisashi Ohta nasceu na Província de Shimane, Japão, em 1970. Graduou-se pelo Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Nagoya e formou-se na Escola de Animação Yoyogi. Entre seus trabalhos inclui-se o mangá "Introdução ao Budismo", também publicado pela Ichimannendo.

Satry 
Fundada em setembro de 2011, a Editora Satry tem como parceira a Ichimannendo Publishing Inc., editora de grande sucesso no Japão com inúmeros "best-sellers", que já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. A Ichimannendo atua também nos Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Taiwan.

Informações técnicas
Título: A história de Buda em mangá
Editora: Satry
Autor: Hisashi Ohta
Páginas: 243
 Formato: 13,5 X 20,5 cm
ISBN: 978-85-65166-00-3
Preço: R$ 21,00

No comments: