23.5.12

Como o design é capaz de redesenhar o mundo de forma sustentável

Hoje às 19h, o Sebrae-MG traz a Belo Horizonte o inglês John Thackara, considerado um dos grandes nomes do design mundial. Ele vai ministrar a palestra “O papel do design em um mundo complexo”, com entrada gratuita. O tema da palestra está alinhado à política de sustentabilidade do Sebrae, que busca auxiliar as micro e pequenas empresas (MPEs) a desenvolver e aplicar ações sustentáveis de forma efetiva.

O evento marca o lançamento da terceira edição do Prêmio Sebrae Minas Design, cujas inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 29 de julho, pelo site www.premiosebraeminasdesign.com.br. O objetivo é estimular o desenvolvimento de produtos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e favoreçam a inserção do design nas micro e pequenas empresas.

A premiação é direcionada a profissionais e estudantes da área de design, que concorrem, separadamente, em seis categorias: brindes e materiais esportivos, design social (em aço), embalagem para mel, utensílios para café, Arranjos Produtivos Locais (APLs em MG) e resíduos. Os vencedores participarão de uma missão técnica internacional, receberão troféu e certificado e ainda terão os projetos divulgados em uma mostra e em um catálogo que será distribuído para as empresas dos setores selecionados nesta edição.

Perfil John Thackara 
John Thackara acredita que criar uma sociedade melhor, e não apenas objetos para o lar, é a nova missão do design. Seu mais recente livro, “In The Bubble: Designing in a Complex World” (lançado no Brasil pela editora Saraiva com o título “Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo”), resume os dez anos de experiência do especialista na área e funciona como um guia para entender as mudanças pelas quais o design passa, mostrando as novas funções propostas pelo filósofo inglês.

O palestrante integra uma nova geração de profissionais que utilizam o design para redefinir o modo como as pessoas vivem e pensam o espaço que ocupam. Ele também é editor de arquitetura e design, correspondente da BBC, do The Spectator e do The Guardian, consultor e membro de conselho de vários projetos e entidades ligadas ao design e responsável pela programação do Design of Time e pela Bienal do Design de St. Etienne.

Palestra: O papel do design em um mundo complexo
Palestrante: John Thackara
Data: 23/05/2012 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório Sebrae-MG — Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Suíça
Inscrições: www.minasdesign.mg.gov.br/ciclodepalestras
Evento gratuito, com vagas limitadas, direcionado para estudantes e profissionais de design

No comments: