30.5.12

Campanha da Dim&Canzian contribui na redução de 30% dos acidentes na rede elétrica da AES Eletropaulo



O número de acidentes envolvendo a rede elétrica em São Paulo desde 2007 chegou a 607 (até dezembro de 2011), sendo que, destes, 117 foram fatais, segundo informações oficiais da AES Eletropaulo. De posse desses dados, a agência Dim&Canzian foi acionada para desenvolver um trabalho de comunicação com o objetivo de conscientizar a população e reduzir essa estatística. Foi assim que surgiu, em 2011, a campanha “Conscientizar para salvar vidas”, da AES Eletropaulo, cujo balanço final acaba de ser divulgado: foi registrada queda de 30% nos acidentes fatais envolvendo a população e a rede elétrica, o que superou em 70% a meta original da empresa.

"Não é difícil descrever a felicidade que temos quando as nossas campanhas superam as expectativas dos clientes. Mas quando se cria uma campanha que salva vidas, pode ter certeza que a sensação é indescritível", declara Michele Dim D'Ippolito, sócio e diretor de criação e planejamento da Dim&Canzian.

Com o desafio de impactar em massa a população, principalmente os habitantes de comunidades mais propensas a acidentes com a rede elétrica, a Dim&Canzian criou uma campanha 360º que literalmente penetrou nas comunidades e falou a língua do target. A estratégia teve como peça principal o docudrama intitulado: “Por um Fio” que através de depoimentos verídicos, retratou histórias de pessoas que tiveram suas vidas afetadas por acidentes com a rede elétrica.

Dirigido por Paula Goldman, o documentário foi apresentado por meio do projeto “cine na rua”, uma caravana itinerante que levou cinema gratuito para grande parte das comunidades carentes dentro a área de concessão do cliente. Além disso, a campanha focou em mídia de massa, com presença nos principais jornais, metrô e em TV e rádio com versões reduzidas do docudrama. A estratégia também estendeu-se à patrocínios a eventos culturais e esportivos.

As ações de ativação foram focadas em dois momentos importantes: O Momento do risco e o do lazer.

Para cobrir o momento do risco, agentes de campo estiveram presentes em pontos estratégicos na hora exata do perigo. Através de blitzes, workshops e mini palestras, promotores levaram conscientização e conhecimento de porta em porta.

Além disso, nas lojas de construção os clientes receberam dicas de segurança dentro de kits distribuídos nos caixas enquanto sistema de rádio interno reforçava mensagens chave de segurança. Os materiais de construção que oferecem maior risco e as embalagens de papel de pipas também foram adesivados com mensagens de perigo.

A campanha também se inseriu nos principais momentos de lazer do target. A Dim&Canzian distribuiu tabelas do campeonato paulista de futebol com dicas de segurança na bilheteria dos estádios e também leques de papel com avisos de perigo, em ensaios das Escolas de Samba de São Paulo.

"Mais do que encontrar o target nos momentos específicos e conseguir a sua atenção, fazê-lo entender a mensagem e de forma direta foi o nosso grande trunfo nesta campanha", analisa Marcio Canzian, sócio e diretor de mídia da agência.

“Identificamos a necessidade de sermos realistas, inserindo na campanha as situações de risco que fazem parte do dia a dia deste publico. Entender o comportamento das pessoas reproduzindo os hábitos que colocam em risco a sua vida quebra qualquer resistência e a mensagem é assimilada. Isso representa uma estratégia assertiva”, explica Márcia Magno, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da AES Eletropaulo.

Ficha Técnica 
Cliente: AES Eletropaulo Campanha: Conscientizar Para Salvar Vidas Chief Creative Officer : Michele Dim D’Ippolito Chief Media Officer: Márcio Canzian Criação: Michele Dim D’Ippolito, Guilherme Facci, Thiago Martinhão, Thiago Nabisco, Paulo Marcussi, Walmor Mello Dir. Criação e de Planejamento: Michele Dim D’Ippolito, Guilherme Facci Supervisão de Mídia: Maurício Belchior Coordenação de Projetos: Bárbara Marques Supervisão de Atendimento: Marina Pardo Supervisão de Planejamento: Samantha Barbieri Planejamento: Sergio Ávila Produção: José Carlos da Silva Junior Produtora do Documentário: Idea Factory Direção do Documentário: Paula Goldman Produtora do Vídeo Case: Casa da Mãe Joana Aprovação: Márcia Magno, Carlos Rafael Tanjioni

No comments: