8.5.12

Brasil Arte Vida


A Amazônia, o Pantanal e o Cerrado, além de deslumbrantes por suas belezas naturais, são também cheios de mistérios. Estamos acostumados a associá-los à diversidade da fauna e da flora, aos riscos do crescente desmatamento e os efeitos do aquecimento global, e desconhecemos ações que buscam a integração responsável entre a população local e o meio ambiente, afinal tão importantes também são os índios, os seringueiros e os ribeirinhos que ali habitam. Com olhar para o Brasil, Rosa de Luca, em seu mais novo livro: Brasil Arte Vida (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Alta Floresta , Pará , Acre e Amazonas), da editora Alles Trade, quinto publicado, fotografa o trabalho de ONGs que a maioria da população não conhece.

O objetivo principal da autora é divulgar e promover a diversidade cultural de suas comunidades, seu rico artesanato, o trabalho das comunidades indígenas, suas belezas naturais, a biodiversidade e sustentabilidade, o uso responsável dos recursos naturais, mostrando que é possível aliar desenvolvimento econômico e respeito à natureza. Ela, procura transmitir através de uma visão positiva, um Brasil possível.

Nas fotografias vemos uma completa sinergia entre a fotógrafa e o que é fotografado, um diferencial que ela tem, e que dá vida ao seu trabalho. Nada mais, nada menos do que uma variedade de vida em constante movimento de formas e cores em um dos mais belos espetáculos da Terra a céu aberto. O tÍtulo Brasil Arte Vida será lançado no dia 13 de maio das 17h às 18h, na SP Arte, livraria da Travessa.

O Brasil Arte Vida, além de ser um belíssimo livro de imagens, é um projeto com cunho social, que promove a atividade humana sustentável, respeitando uma das biodiversidades mais ricas do mundo: o artesanato dos índios ou das habilidosas artesãs de Corumbá.

A patrocinadora do projeto é o Laboratório União Química através do Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura.



As ONGs e projetos que também apoiaram são: Instituto Onça-Pintada (IOP), Fundação Cristalino, Escola da Amazônia, Projeto Arara Azul, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, WWF-Brasil e Projeto Saúde & Alegria – PSA.

Sobre a Autora: 
Fotógrafa paulista, formada em artes na Itália, iniciou sua carreira em 1984. Participou com ensaios fotográficos de diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil e também na Alemanha. Em 2007 publicou seu primeiro livro de fotografias, “Contemporânea Arte Artistas”, retratando 60 dos mais importantes artistas da cena artística atual. No ano seguinte lança o livro “Arte Vida Sul Bahia”, que resulta em um belíssimo trabalho tendo como foco, a beleza exuberante da região, seus artistas e produções artesanais. “Arte Vida Minas Gerais”, 2010, traz imagens belíssimas de garimpos, cachoeiras, artesanatos, pinturas e mistérios das cidades mineiras. “Tardes de Mar” é o quarto livro da fotógrafa e todos os livros foram publicados pela editora Alles Trade.Artista na Galeria Mônica Filgueiras & Eduardo Machado.

No comments: