2.4.12

Palácio dos Bandeirantes apresenta ‘90 anos depois - A Semana de Arte Moderna’

 

Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Curadoria dos Palácios - órgão vinculado à Casa Civil, exibirá no Palácio dos Bandeirantes, de 3 de abril a 29 de julho, a mostra ‘90 anos depois - A Semana de Arte Moderna’, com cerca de 80 obras pertencentes ao Acervo dos Palácios, Instituto Brecheret, Pinacoteca Municipal e coleções particulares.

Com o objetivo de fazer uma revisão e uma leitura atualizada da coleção de arte moderna dos Palácios, a Associação Brasileira de Críticos de Arte apresenta textos de autoria de Ana Cristina Carvalho, Carlos Soulié Franco do Amaral, Daisy Peccinini, Elza Ajzenberg, Elvira Vernaschi e Lisbeth Rebollo Gonçalves. Esses textos serão reunidos num catálogo que será distribuído durante a mostra.

A exposição apresenta obras dos mais importantes artistas brasileiros, precursores e decorrentes da Semana, que mudou o panorama da arte brasileira. Entre eles, estão Pedro Alexandrino, Eliseu Visconti, Brecheret, John Graz, Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Antonio Gomide, Ernesto De Fiori, Francisco Rebolo, Antonio Rocco, Benedicto Calixto, Bonadei, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Bruno Giorgi, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Flávio de Carvalho, Guignard, Ismael Nery e Lívio Abramo, entre outros.





“A Ventania” (1915), de Anita Malfatti, e a pintura ícone da cidade de São Paulo, “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral, são alguns dos destaques desta mostra. Além de motivo da crítica de Monteiro Lobato em 1917, a obra de Malfatti foi participante da Semana no Theatro Municipal, durante a Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922.

A aquisição do acervo - que conta com cerca de 3.500 obras - teve início em 1969, quando Luís Arrobas Martins, então secretário da Fazenda do Governo Abreu Sodré, reuniu um grupo de críticos de arte e especialistas para auxiliá-lo na montagem da coleção dos Palácios, orientando-os a privilegiar pinturas e esculturas do período do Modernismo.

Serviço
Local: Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4.500 - São Paulo/SP

Informações: (11) 2193-8282

Agendamento Eletrônico - grupos com mais de 10 pessoas: www.acervo.sp.gov.br

Visitas: de terça a domingo (de hora em hora, das 10h às 17h - grupos de até 10 pessoas)

Todas as visitas são acompanhadas por educadores



Entrada franca e acessibilidade

No comments: