9.4.12

MUBE reúne artistas inéditos e famosos em projeto da Panamericana Escola de Arte e Design


No dia 13 de abril, o Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, abre suas portas para uma exposição peculiar: nas paredes, estarão obras do jogador Cafú, do lutador Charles Du Bronx, de MMA, da socialite Narcisa Tamborindeguy, da apresentadora e blogueira Julia Petit, do nadador Gustavo Borges e da geneticista Mayana Zatz, e outros 13 participantes. Nenhum deles é artista plástico e nem sabia que tinha talento para as artes plásticas. Descobriram com o projeto de arte experimental [VOCÊ] CRIATIVO, desenvolvido pela AlmapBBDO para a Panamericana Escola de Arte e Design – EPA. A mostra será aberta com um vernissage no dia 12/4 e termina no dia 18/4.

A ideia do projeto surgiu de uma afirmação do artista plástico alemão Joseph Beuyes, de que “todo mundo é um artista”. Ele acreditava que a criatividade não estava restrita só a quem produzia obras de arte tradicionais, mas pertencia a todos. E é o que projeto pretende provar: que todo mundo tem criatividade, não importa a idade ou a profissão. E que a Panamericana Escola de Arte e Design oferece cursos de formação, máster e de curta duração, que ajudam a desenvolver o criativo que existe em cada um.



O [VOCÊ] CRIATIVO é um software. Instalado nos computadores dos 19 novos artistas que participam da mostra no MUBE, ele registrou todos os movimentos que os profissionais fizeram com o mouse durante meia hora enquanto escreviam, faziam buscas ou qualquer outra atividade no computador. Esses movimentos foram convertidos em pinceladas e os clicks, em respingos. É como se a tela do computador fosse um quadro e o mouse, o pincel. Porém, o “artista” não conseguia ver o que estava pintando. O resultado da experiência feita por estes 19 representantes de diversas áreas profissionais, distantes das artes plásticas, estará nas telas expostas no MUBE.

Elas são assinadas também por Fabio Coelho, CEO do Google no Brasil; pelo maestro João Carlos Martins; por Dagmar Garroux, presidente da Casa do Zezinho, instituição educacional que trabalha para a inclusão de jovens e crianças de baixa renda na sociedade; Pyr Marcondes, editor da revista Proxxima, especializada na área digital; Carlinhos Jereissati, CEO da rede Iguatemi; Thomas Walter Wolff, diretor veterinário da Confederação Brasileira de Hipismo; Sergio Kalil, sócio dos restaurantes Ritz e Spot; pela dermatologista Adriana Vilarinho, pela jornalista Carolina Overmeer, editora da revista Harpers Bazzaar, pelo empresário Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, pelo empresário da noite Facundo Guerra, além do advogado Antonio de Souza Correa Meyer, sócio do escritório Machado Meyer e de Felipe Macedo, independent videomaker.

O projeto
A exposição divulga o projeto criado pela AlmapBBDO, que é aberto a todos os usuários da internet. Para criar as suas próprias pinturas, basta visitar o site www.vocecriativo.art.br (que estará no ar a partir do dia 12/4 e que terá versão em inglês), fazer download do software e informar nome, e-mail e profissão. O software, quando iniciado, registrará os movimentos do mouse por meia hora. Terminado este tempo, o novo artista verá o resultado em diversas formas e estilos. Mais que isso, poderá incluir as obras na galeria virtual do próprio site, transformá-las em proteção de tela, compartilhá-las no Facebook e no Twitter e até transformá-las em tela, enviando o trabalho para uma gráfica especializada, cujo link estará na página.

Na etapa final do projeto, os visitantes votarão nos trabalhos mais bonitos expostos na galeria virtual. As telas vencedoras serão transformadas em outdoor, que serão instalados em pontos de alta visibilidade de São Paulo. O software do projeto [VOCÊ] CRIATIVO pode ser instalado em qualquer computador. O site ensinará todos os caminhos e apontará todas as possibilidades para os novos artistas descobrirem seus talentos também em outras áreas, oferecendo as principais informações sobre os cursos da Panamericana Escola de Arte e Design.

Ficha Técnica – [Você] Criativo
Anunciante: Panamericana Escola de Arte e Design
Produto: Institucional
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Criação: Marcos Medeiros, André Kassú
Diretor de Arte: Guilherme Giacomo, Marcos Kothlar
Redator: Ricardo Wolff
Produtoras: Cricket Design / Inkuba
Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Diretor de Operações Digitais: Gustavo Burnier
Gerente de Projetos: Rafa Puls
Programação: Yves Apsy
Captação: Ragna
Finalização: StudioNI
Estratégia de Conteúdo: Chris Mello
RTVC: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Henrique Danieletto
Projetos Especiais: Gaetano Lops e Rodrigo Novaes
Atendimento: Oscar Ferreira, Isabela Crestana Filippi
Planejamento: Cintia Gonçalves, Renata Bonilha
Mídia: Paulo Camossa, Maria Eugenia Penteado
Aprovação: Enrique Lipszyc

No comments: