5.4.12

Ferrero renova embalagens dos ovos de Páscoa e transforma PDV em butique


Uma butique de chocolates dentro dos supermercados. Esse foi o ponto de partida para a criação das comunicações de varejo desenvolvidas pelo escritório de design estratégico WeShape Connection Design para os produtos Ferrero Rocher na Páscoa deste ano.



Esse conceito deu origem a dois segmentos específicos: grande varejo e varejo premium. Nos supermercados premium, o conceito de “store-in-store” foi retratado por um ambiente sofisticado chamado “Ferrero Boutique”, espaço elaborado com materiais e acabamentos duráveis, onde os ícones, as cores e os produtos foram minuciosamente posicionados. Conta também com vitrines para valorização dos produtos. Um dos pontos altos é a réplica da já clássica “pirâmide de bombons”, o maior símbolo da marca. Ela tem mais de mil bombons cenográficos e aproximadamente 70 centímetros de altura. Fica exposta em uma redoma com iluminação especial, como uma verdadeira joia.



Outro detalhe essencial é a reutilização da Ferrero Boutique nas duas ocasiões mais importantes para a marca: Natal e Páscoa. Para essa ocasião, o espaço recebeu o apoio de uma interface interativa. “A experiência da butique extrapola os limites do supermercado por meio de um conteúdo interativo no qual o consumidor compartilha pelo Facebook ou e-mail o desejo de ser presenteado com Ferrero nesta Páscoa”, detalha Maurício Medeiros, sócio-diretor criativo da WeShape Connection Design.

Para o grande varejo, as ilhas modulares em papel laminado agora podem ser compostas como um ambiente. Para isso, a ilha recebeu dois novos elementos – vitrines e corners de comunicação –, ambos para reforçar os valores da marca: sofisticação, sabor e festividade. “As vitrines foram criadas para expor os novos ovos de Páscoa Ferrero Rocher, como em uma chocolateria. Os corners funcionam como um menu em que o consumidor pode perceber a qualidade e o sabor de Ferrero Rocher por meio das imagens e dos principais atributos dos produtos”, conclui Medeiros.

Renovando um clássico
Utilizando a mesma embalagem para os ovos de Páscoa Ferrero Rocher e Ferrero Collection desde o lançamento, a Ferrero do Brasil renovou o visual neste ano. Foram meses entre pesquisa, design e o desenvolvimento.

O maior desafio, segundo Medeiros, foi reforçar o conceito premium da marca. “A primeira etapa do processo criativo foi uma grande imersão no segmento desses ovos de Páscoa. Com a pesquisa, percebemos que a concorrência estava se apropriando de alguns valores de Ferrero Rocher, como a sofisticação e o uso do dourado. Então precisávamos resgatar esses valores de forma única para que Ferrero Rocher se consolidasse como referência”, conta Medeiros.

Assim, a WeShape Connection Design potencializou o dourado de Ferrero Rocher, tonalidade que foi desenvolvida exclusivamente para a marca, com o uso de cores especiais, sendo o principal símbolo de sofisticação do produto. Já a percepção de qualidade e sabor foi renovada por um packshot mais real, refinado e sem exageros. Esse refinamento também foi acompanhado pelo novo formato vertical do rótulo e pelas linhas brilhantes em contraste com o todo. “Os ovos ficaram mais simples, mais elegantes e com menos elementos. É o apreço a cada um desses detalhes que mantém a Ferrero Rocher à frente no segmento premium”, completa Medeiros.

CRÉDITO DE FOTOS:
- Grande varejo: Daniel Sviech
- Varejo premium: Marcelo Zocchio
- Ovos: sem crédito, pois não é foto

No comments: