5.4.12

Estação Pátio Savassi debate o Design

Dando continuidade ao ciclo de palestras com o objetivo de discutir sobre aspectos culturais que valem a pena ser guardado para a posterioridade, o projeto Estação Pátio Savassi, em abril, debate o tema “É essencial o Pensamento Criativo e inovação Social”.

Eduardo Loureiro, cofundador da empresa Voël Design e idealizador do Projeto Mozaiko, irá apresentar o Design Thinking, uma abordagem que combina negócios e pensamento criativo, para criar valor e prover soluções de longa duração e centradas nas pessoas. “A abordagem é baseada na lógica de aprender fazendo e tem como objetivo desenvolver uma mentalidade crítica e sistêmica”, completa.

Para explicar mais sobre essa forma de pensar, o projeto Estação Pátio Savassi convidou Eduardo Loureiro e a premiada pesquisadora inglesa, Emma Jefferies para ministrar a palestra com o tema “É essencial o Pensamento Criativo e inovação social”. O encontro será no dia 12 de abril (quinta-feira), às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), com entrada franca.

No debate, Eduardo e Emma vão falar sobre a aplicabilidade das ferramentas do Design para a resolução de questões complexas, como os problemas sociais, que o Brasil enfrenta. Eles também irão apresentar o Mozaiko, projeto de educação e inovação social, que tem o objetivo de ensinar o processo do Design Thinking através de um problema real da sociedade.

Sobre os palestrantes
Eduardo Loureiro é formado em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pelo Uni-BH e pós-graduado em Design de Interação pela PUC-Minas. Trabalha desde 2001 com design, pesquisa e estratégia para produtos interativos. Ele é Cofundador da Voël e um dos idealizadores do projeto Mozaiko.
Emma Jefferies é PhD em Design pela Northumbria University e especialista em Design Thinking. Ela possui vários projetos pessoais relacionados ao tema, como o Design Doctor, o Design Walkabout e o livro Design Transitions. Além disso, ela é uma premiada pesquisadora, cineasta, escritora, educadora e será a facilitadora dos primeiros workshops do projeto Mozaiko.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas quinzenais, em que são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).

No comments: