16.3.12

Kriando assina projeto de branding da marca Retratos do Gosto de Alex Atala e Mie Brasil


A Retratos do Gosto é uma marca de alimentos, é um movimento de chefs para apoiar pequenos produtores rurais na comercialização de produtos/ingredientes de altíssima qualidade com a curadoria de Alex Atala.

O Brasil possui ingredientes fantásticos e muito peculiares aos quais dificilmente se tem acesso no dia a dia. Quem os produz tem diversas dificuldades com logística, marketing, vendas para escoa-los adequadamente e com regularidade. A Retratos do Gosto surge neste contexto, para promover e criar espaço para esses ingredientes, dando protagonismo a quem planta e colhe GOSTO de forma excepcional e cuidando da comercialização, embalagem, logística e desenvolvendo acesso a mercado com condições justas de remuneração.

O pequeno produtor de produtos especiais enfrenta dificuldades crescentes para produzir e escoar seus produtos em mercados cada vez mais competitivos e esta é uma Iniciativa para, estruturadamente e com regularidade; manter, resgatar e criar acessibilidade a ingredientes genuinamente brasileiros e de qualidade.

A Retratos do Gosto é fruto de um desejo antigo de Alex Atala e que agora se concretiza. É resultado de uma afinidade de valores entre Alex Atala e a MIE Brasil que faz o planejamento, comercialização e logística, cuidando de toda a operação. É uma marca plural que já desperta o interesse e apoio junto de outros chefs. É por isso também já um movimento. O primeiro produto da marca é o Mini Arroz endossado por Alex Atala. Para o futuro estão previstos outros produtos endossados por outros chefs e cada chef proporá os ingredientes em que acredita.



Na Retratos do Gosto, cada produtor receberá, além da remuneração justa, apoio financeiro para capacitação técnica e/ou ações sociais junto às pessoas/comunidades que trabalham na produção. Este apoio será na proporção de 25% do resultado que seus produtos gerarem e será doado por Alex Atala, sócio da marca, que assim abre mão de qualquer remuneração por sua participação e trabalho. Os demais chefs que apoiam a Retratos do Gosto fazem-no sem qualquer contrapartida financeira.

O Mini Arroz, primeiro produto da marca, é fruto da natureza do Vale do Paraíba e do engenho de Francisco Ruzene, mais conhecido como Chicão, que na sua lavoura arrendada mantém um canteiro de mudas com mais de cem variedades em teste. Foi ali que ele encontrou o Mini Arroz, uma variação natural do cateto integral. Da primeira planta ao início da produção, foram cinco anos selecionando as melhores sementes de cada safra. O Mini Arroz é o menor grão do mercado e possui uma aroma suave e levemente floral, preparado al dente, ele revela uma textura única. A versatilidade do grão, disponível nas versões polido e integral, surpreende quando utilizado em receitas de arroz tradicionais e abre diversas possibilidades para criar pratos diferenciados.

Equipe:
José Carlos Pereira - Planejamento e direção criativa
Abraão Dantas e Murilo Gouvêa - Design.
Eduardo Pedro - Produção gráfica

No comments: