10.2.12

Itaú lança sequência da campanha do bebê Micah

Mais de 460 mil clientes do Itaú já optaram por receber extratos e faturas de forma digital. E a campanha continua nesta sexta, quando o banco divulga no Facebook (www.facebook.com/itau) o segundo filme, dessa vez com os pais do bebê Micah contando os motivos daquela risada que divertiu quase 13 milhões de pessoas somente no canal do Itaú no Youtube. E os internautas que assistirem o novo vídeo até o final terão ainda um conteúdo extra sobre um assunto polêmico que surgiu na campanha.

Esse movimento para criar uma mudança de atitude começou com o primeiro filme da campanha que em meados de janeiro incentivou os clientes a passarem a utilizar a versão virtual dos extratos e faturas para consulta.Usando como base um vídeo que teve forte viralização na internet, o objetivo é mostrar que pequenas mudanças de atitude podem fazer uma grande diferença e que a modificação de alguns hábitos é capaz de gerar verdadeiras transformações.

Além da nova ação viral pelo Facebook, o novo vídeo estréia essa sexta também no canal do Itaú no Youtube (www.youtube.com/bancoitau), nos cinemas e a partir do dia 13/2 também vai à TV a cabo. O conteúdo é fruto de uma viagem para a Califórnia realizada no fim de janeiro pela equipe de marketing do banco e da agencia Africa a fim de conhecer de perto o bebê Micah. E o material captado promete ainda mais surpresas nas próximas semanas.

Essa campanha é um bom exemplo de como gear conteúdo relevante e divertido para que as pessoas tenham vontade de comentar e contar para outras, de passar mensagens sérias de jeito leve e facilmente compreendido por todos e de comprovar que a soma das experiências nos diversos meios é sempre mais rica do que tentar dizer tudo em um único momento.

“Não se trata de criar algo com o foco na viralização, mas, sim, contar histórias que gerem algum tipo de sentimento nas pessoas. Precisamos entrar de fato na vida delas e realmente nos conectarmos. Assim, a história inicial vira história que vira outra história e o conteúdo se viraliza naturalmente pelas pessoas que, inclusive, fazem a sua versão, a sua paródia sobre o conteúdo inicial. Acreditamos que uma propaganda começa quando vai ao ar e não o contrário. Hoje, conseguimos avaliar rapidamente o tipo de conexão que uma comunicação estabelece com as pessoas e pode-se escolher diversos caminhos novos a serem percorridos, que façam sentido, que sejam relevantes, que tragam respostas para as manifestações espontâneas e que nem sempre foram planejados no início do projeto. O que mais importa é contar algo que possa fazer a diferença na vida das pessoas. Fazer propaganda com seriedade não significa fazer propaganda chata.”, conta Eduardo Tracanella, superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco.

“Nesse contexto, um dos principais desafios das grandes marcas é entender o processo de mudança pelo qual as pessoas estão passando e fazer disso uma oportunidade de maior conexão, de elevar o discurso auto-centrado a um novo patamar, mais eficiente, mais próximo. Hoje não existe mais uma ordem lógica na propaganda e na utilização dos meios. O conteúdo nasce em todo lugar e as pessoas são impactadas por ele das mais diferentes formas e nos mais diversos momentos. Temos de ser competentes e consistentes para potencializar as ideias. O mais importante é produzir ou reproduzir um conteúdo que converse com as pessoas, que seja relevante para passar a mensagem e, sobretudo, que desperte emoção (seja ela qual for) e vontade de ver de novo, de contar para os amigos, de postar um link no Facebook, por exemplo. A premissa é a mesma, o que muda é a forma.”, finaliza Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.

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