16.1.12

Senac São Paulo leva a exposição Um Cartaz para São Paulo para a Biblioteca Mário de Andrade como parte da programação de aniversário da capital



Diante da premissa de que a cidade de São Paulo, além de ser o resultado direto das ações de seus governantes, é, acima de tudo, fruto dos desejos, sonhos e aspirações de seus habitantes, 25 artistas plásticos e designers gráficos criaram cartazes para a 5ª edição da exposição Um Cartaz para São Paulo, realizada pelo Senac São Paulo e que neste ano aborda o tema O futuro da metrópole. A mostra faz parte da programação de aniversário da capital e poderá ser visitada a partir de 25 de janeiro, na Biblioteca Mário de Andrade.

Com curadoria do designer e educador do Senac São Paulo, Alécio Rossi, e do designer gráfico Paulo Moretto, as obras são assinadas por jovens artistas e nomes consagrados como Marcelo Cipis, Didiana Prata, Gil Vicente, Alice Abramo e Ricardo Coelho. “Esse projeto é interessante porque a cada ano traz uma reflexão diferente sobre a cidade. Pessoas que trabalham com comunicação e arte têm influência sobre o pensamento comum e neste ano falaremos sobre o futuro da cidade, que é um tema muito importante para todos”, afirma Alécio Rossi.

Para o designer Marcelo Cipis, a exposição Um Cartaz para São Paulo é uma oportunidade para destacar a linguagem dos cartazes, que ele considera muito bonita. “Tenho a esperança de que essa exposição seja o ponto de partida para a criação de novos suportes para exposições patrocinadas ou até novas propostas como mostras itinerantes ou como a Cow Parade”, avalia Cipis.

Os artistas receberam a missão de desenvolver cartazes que discutissem por meio da linguagem gráfica o futuro da cidade e questões relacionadas, tais como: a cidade continuará crescendo? Como será esse crescimento? Teremos uma cidade mais sustentável? Conseguiremos conservar nosso patrimônio cultural? A partir do desafio, Cipis criou o cartaz São Paulo: Pujança sempre à frente. “A ideia é ironizar o conceito de que São Paulo é melhor em tudo, que é a locomotiva do Brasil. Eu nasci aqui e adoro a cidade, mas precisamos perder essa postura”, afirma Cipis.

A exposição marca também a comemoração de aniversário de um ano da reabertura da Biblioteca Mário de Andrade que terá uma programação especial com visitas monitoradas a cada duas horas e ainda a apresentação musical Chorando Jazz.

Serviço:
Exposição: Um cartaz para São Paulo
Data: de 25/1 a 29/2
Horário: das 8h30 às 20h30, de 2ª a 6ª e das 10 às 17 horas, aos sábados
Local: Bibli

No comments: