17.1.12

Abertas inscrições de curso de arte para professores

A iniciativa da Fundação Stickel oferece 40 vagas gratuitas a educadores da Brasilândia

Professores e educadores sociais da Brasilândia, Zona Norte da Capital, têm uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos sobre arte. A Fundação Stickel abre inscrições gratuitas até 11 de fevereiro para o Curso Aproximações com a Arte, realizado em parceira com o Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (Impaes) e a Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia.

São 40 vagas, direcionadas a professores e educadores sociais que atuem em escolas públicas ou em organizações sociais (ONGs, igrejas, associações, etc.) da Brasilândia. Para participar os interessados devem preencher ficha de inscrição que pode ser retirada na Casa de Cultura da Brasilândia (na Praça Benedicta Cavalheiro, s/n) e no site da Fundação Stickel (www.fundacaostickel.org.br). Depois, devem entregá-la na Casa de Cultura, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, das 9 às 16 horas. Será feita uma entrevista no ato da entrega, que fará parte da seleção dos participantes.

Fomentando novos olhares por meio do contato com a arte, o curso terá aulas expositivas, práticas e visitas aos principais equipamentos culturais da cidade de São Paulo. A iniciativa visa ainda refletir o acesso que os educadores têm à cultura, experimentação artística na periferia e nos espaços educativos onde atuam. E, através dessa vivência, provocá-los a repensar sua posição de sujeito, cidadão e educador, incentivando-os a promover uma educação transformadora.

Com duração de 148 horas, o curso começa em 25 de fevereiro e suas aulas serão ministradas aos sábados pela manhã, na Casa de Cultura, por Adriana Ezabella Zampieri e Camila Nassif. Terá como base a Metodologia Triangular, que define três principais vertentes nos projetos de educação pela e para a arte: contextualização histórica, fazer artístico e apreciação artística. Também inclui o repensar a prática, estimulando os participantes a compartilhar sua experiência nos espaços educativos em que atuam. As aulas serão divididas em ciclos de quatro encontros, baseados na temática das exposições visitadas nos espaços culturais. Serão abordados diferentes movimentos e períodos artísticos.
Mais informações pelos telefones (11) 3922-7664 e (11) 3922-9123, com Thaís, ou (11) 3083-2811, com Roberta.

Sobre a Fundação Stickel - Instituída em 1954 pelo casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel teve como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose em Campos do Jordão (SP). Após permanecer inativa durante algum tempo a entidade iniciou sua reestruturação em 2004 pelas mãos de Fernando Stickel, filho dos instituidores, e passou a atuar na capital paulista dando espaço às artes visuais ao lado do trabalho social e assistencial.

Em 2010, as ações foram concentradas na Brasilândia, distrito da Zona Norte de São Paulo. Sua missão é promover o desenvolvimento social através das artes visuais, proporcionando ao seu público-alvo melhores oportunidades de inserção social pelo trabalho, geração de renda e acesso à arte e cultura.
Todas as atividades e serviços colocados à disposição da comunidade pela Fundação Stickel são 100% gratuitos para o público atendido, e a instituição presta contas de suas ações com transparência e accountability. Mais informações no site www.fundacaostickel.org.br.

No comments: