14.12.11

Grafiteiro Crânio doa telas com o tema da Campanha Diga Não à Leishmaniose


O grafiteiro e artista plástico, Fábio Oliveira (Crânio), pintou cinco telas sobre prevenção à leishmaniose visceral e doou para a Campanha Diga Não à Leishmaniose. A arte foi exposta durante um evento em homenagem à campanha, realizado no dia 10 de dezembro, na casa do ator Nico Puig, em São Paulo.

“O grafite é uma forma de linguagem mais elaborada, levando a cor e a vida em diversos pontos da cidade, fazendo dela uma galeria de arte em céu aberto”, ressalta o profissional.



A Campanha Diga Não à Leishmaniose foi idealizada pela ex-assessora de Clodovil Hernandes, Marli Pó, ao ver o sofrimento do estilista quando seus cães foram infectados pela doença em Ubatuba, em 2004. O único que se salvou, na época, foi o Grande Otelo, símbolo da campanha. Artistas, como Hebe Camargo, Daniela Albuquerque, Flávia Noronha, Solange Frazão, Nico Puig e Karin Hills já apoiaram a campanha e posaram com seus cães encoleirados para as lentes do renomado fotógrafo internacional de pets, Lionel Falcon – parceiro da campanha.

Principais sintomas nos cães:
- Apatia;
- Lesões de pele;
- Queda de pelos, inicialmente ao redor dos olhos e nas orelhas;
- Emagrecimento;
- Crescimento anormal das unhas.



A leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o SEGUNDO lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem aos seres humanos segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os cães podem ficar infectados por vários anos sem apresentar sintomas clínicos. Estes cães são fontes de infecção para o inseto transmissor, e, portanto, um risco à saúde de todos. A única forma de detectar a infecção nestes animais é por meio de exames de laboratório específicos. O Programa de Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde recolhe e realiza a eutanásia dos cães com leishmaniose visceral, mesmo os que não apresentam sintomas.

Ajude a combater a leishmaniose
- Não deixe seu cão solto nas ruas;
- Mantenha-o sempre com a coleira à base de deltametrina;
- Mantenha o seu quintal limpo para evitar procriação do mosquito;
- Consulte um Médico Veterinário regularmente;
- Saiba mais sobre a campanha no site www.diganaoaleishmaniose.com.br

No comments: